Pneu remold: vale a pena usar no seu carro? Quais os riscos?

 Devido ao elevado preço atual dos pneus novos, muitos motoristas estão optando por reformar os pneus velhos já que hoje em dia é muito fácil encontrar empresas especializadas em reconstruir e assim aumentar a vida útil dos seus pneus usados.

No entanto, apesar de parecer algo simples, saiba que envolve toda a segurança do seu veículo e assim o transporte seu e dos seus familiares  e por isso é necessário buscar empresas bem recomendadas que façam o serviço de forma correta.



O que é pneu remold?

O pneu remold, ou remoldado, basicamente consiste em uma restauração tanto da banda de rodagem quanto da parede lateral do pneu com novas borrachas para garantir uma maior vida útil. Apesar de também serem feitos em pneus de carros, saiba que apenas os pneus de caminhões e de ônibus já são fabricados tendo sua estrutura preparada para essa reforma.


Como é feito o pneu remold?

O primeiro passo ao chegar em uma oficina de restauração é verificar se aquele pneu possui condição de ser recuperado; Em seguida, toda a borracha que envolve a banda de rodagem é removida e também da carcaça que seria as laterais, normalmente esse processo envolve o lixamento das regiões para garante um melhor resultado.

Agora é adicionada uma camada de boracha na carcaça e para fixar o pneu passa pela vulcanização para assim unir as diferentes camadas de borracha.


Como saber se o pneu que comprei é remold?

Segundo a portaria nº 433 do Inmetro todas as empresas especializadas na recuperação dos pneus são obrigadas a identificar no pneu que trata-se de um pneu recuperado. Inclusive, no pneu deve constar exatamente qual o processo empregado. Portanto, a expressão "RECAUCHUTADO", "RECAPADO", "REMOLDADO" ou "REMOLDADO" deve estar gravada com altura mínima de 10 mm em ambos os flancos.


Quanto tempo dura um pneu remoldado?

O certo é que a durabilidade é menor do que a de um pneu novo, mas o tempo depende do processo que foi utilizado para recuperação desse pneu e também da qualidade do serviço feito. Algumas estimativas apontam que os pneus remoldados costuma a ter uma vida útil de 15% a 30% menor do que dos novos.


Preço do pneu remold?

Esse é o principal atrativo para quem opta por comprar os pneus remoldados, pois a diferença de preço pode variar entre 30% e 50% mais baratos que um pneu novo.


Qual a diferença entre um pneu remold, um recapado e um recauchutado?

A maior diferença está na maneira como são reformados. No pneu remoldado, ocorre a substituição da banda de rodagem, ombros e parede lateral com novas camadas de borracha. Nessa situação, o pneu passa por uma vulcanização – conhecido como "processo a quente". A reforma é mais abrangente e envolve mais etapas do que a restauração de recapados e recauchutados.

A restauração do pneu recapado é mais simples, pois somente a banda de rodagem é substituída. Na recauchutagem, a banda de rodagem é substituída junto com os ombros do pneu.


Vale a pena comprar um pneu remold?

De acordo com o Leandro Paim, da Vipal Borrachas, antes de escolher por um pneu remold, é preciso checar se o pneumático é produzido por uma empresa com registro atualizado no Inmetro. "Ele tem a garantia de qualidade como um pneu novo, pois seu processo de reforma passa por auditorias dos órgãos competentes, da mesma forma que um pneu novo", afirma.


Pneu remold é seguro? Quais os riscos?

Assim como destacado acima, saiba que é necessário saber escolher uma empresa especializada no serviço para que assim possa garantir mais segurança, porque infelizmente, a maioria das oficinas que são feitas em fundos de quintais não possuem segurança e não são bons.

Eles têm limites de velocidade para aquaplanagem mais baixos, além de menor aderência lateral;

Nas frenagens, o resultado é similar em pista seca, mas em pista molhada a diferença chegou a 7,5 metros;

Esse tipo de pneu não é indicado para uso em rodovias ou em velocidades superiores a 80 km/h. Além disso, eles também são mais difíceis de fazer o balanceamento. 

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